quinta-feira, 14 de maio de 2009

Bauhaus no IADE sem preconceitos!



A Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitectura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933, na Alemanha.
Esta escola foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado o Modernismo no design e na arquitectura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo.

Apesar de ter passado por diversas alterações, o ensino na escola baseava-se na crença de que este, apoiado nos seus métodos tão próprios seria responsável pelas principais alterações nas artes e no design. Um dos objetivos principais da Bauhaus era unir artes e produzindo artesanato e tecnologia. A máquina era valorizada, assim como a produção industrial e o desenho de produtos.

O Vorkurs era o curso preparatório. Tratava-se de um curso exigido a todos os alunos.

 Não se ensinava história na Bauhaus durante os primeiros anos de aprendizagem, pois acreditava-se que tudo deveria ser criado por princípios racionais ao invés de ser criado por padrões herdados do passado, isto é, sem ideias pré-concebidas. Só após três ou quatro anos de estudo o aluno tinha aulas de história, pois assim não iria influenciar as suas criações.


Assim, no ambito da nossa aula com o professor Salomão, tivemos uma experiência estilo Vorkus-Bauhaus!

Um dia destes chegamos à aula e tinhamos um monte de jornais do dia em cima de uma secretária. No quadro podia ler-se, pela mão do professor: "Volto em 20 minutos. Façam Design!".

Assim foi: cada um de nós pegou nos jornais e noutros materiais que o professor pedira previamente, tipo canetas de filtro, lápis, pastéis, fita-gomada, etc, etc, e pusemos mãos à obra! E voilá!


Cada um de nós retratou uma experiência única com aqueles materiais e com uma ideia específica e nunca desinteressante em termos visuais e de inovação. No entanto, o professor chegou e percebeu que a maioria dos seus alunos daquela turma tinha efectivamente muitíssimos preconceitos em relação ao que é fazer design. Eu seria uma entre eles! Pois tentei fazer uma espécie de maqueta para um cadeeiro que me pareceu interessante. Outros colegas fizeram também objectos tridimensionais e até em duas dimensões (onde se aproximariam do objectivo...), mas estes também sem as relações necessárias ao exercício que viemos então a descobrir.

Se não vejamos: o que tinhamos nós? Jornais! ok. E o que tinham esses jornais em comum?? Eram todos do mesmo dia. Certo. Então para fazer Design o que seria mais interessante fazer?


Pegar nesses jornais e facilitar a leitura da informação do dia! Obviamente que fariamos uma triagem da informação comum a todos eles e, portanto, mais pertinente e depois criar uma linguagem interessante para a leitura e comunicação dessa informação, tornando-a, claro, o mais agradável possível.


E assim, alguns colegas atingindo o objectivo, outros não, entendemos os fundamentos da Bauhaus nas suas aulas de iniciação e partimos a partir de agora para uma concepção tão isenta quanto possível de pre-conceitos dos nossos objectos de design; partindo das coisas mais simples!

Sem comentários:

Enviar um comentário