sábado, 27 de junho de 2009

"Desin é Arte" Max Bill


O mais aclamado protagonista do Swiss Style foi Max Bill. Artista plástico, escultor, arquitecto, designer gráfico e de interiores; Bill estudou na Bauhaus em Dessau, e foi mais tarde docente na Escola Superior de Design em Ulm.

Max Bill deixou-nos uma extensa obra, quase toda ela marcada por um purismo ascético e espartano, formas reduzidas ao essencial, contenção emocional – e excelente tecnologia suíça.
O seu trabalho foi uma tentativa constante de equilibrar o acto de criar arte livremente com a arte utilitária, aplicada a fins funcionais. O seu esforço foi equilibrar as formas severas do produto industrial com as formas fluídas da «obra de arte». Bill preocupou-se pelo pensamento filosófico e pela aplicação prática.
Max Bill começou a sua longa carreira como estudante na Bauhaus de Dessau (1927-28); aí foi «contaminado» pelos ideais do Funcionalismo.
Em 1929, Bill estabeleceu-se em Zurique, onde começou uma actividade polifacetada.
Em 1930/31 surgem os seus primeiros posters, como, por exemplo, o cartaz da Exposição de Arte Rupestre Africana no Kunstgewerbemuseum Zürich. Em 1933 elabora as suas primeiras esculturas.
Artista plástico, escultor, arquitecto, designer gráfico e de interiores, Bill estudou na Bauhaus em Dessau, e foi mais tarde docente na hochschule für gestaltung, a escola superior de design em Ulm vocacionada para continuar o legado da Bauhaus.
A sua obra gráfica é caracterizada por um purismo muitas vezes platónico e estéril. No desenho gráfico e editorial, Max Bill foi um dos primeiros a aplicar o conceito de organização racional dos espaços com o auxílio de uma grelha.
Em 1938, Max Bill arquitecto, associa-se ao CIAM (Congrès International d’Architecture Moderne, associação de arquitectos impulsionada por Le Corbusier).
A partir de 1944, começa a fazer design industrial. No ano lectivo 1944-1945 lecciona a disciplina «Formlehre» na já famosa Kunstgewerbe­schule Zürich.
Em 1947, Bill fundou o seu institut für progressive cultur. Em 1951, junto com Otl Aicher (página 251), foi co-fundador da hochschule für gestaltung em Ulm, Alemanha, escola que tentou retomar e continuar o legado da Bauhaus depois da Segunda Guerra Mundial.
A partir de 1952, foi reitor e director do Departamento Architektur und Produktform da hfg. Max Bill escreveu numerosos artigos e ensaios; foi distinguido com numerosos prémios e honras internacionais.




Em 1938, Max Bill (arquitecto), associou-se ao CIAM (Congrès International d’Architecture Moderne, associação de arquitectos impulsionada por Le Corbusier). A partir de 1944, começou a fazer design industrial.

No ano lectivo 1944-1945 leccionou a disciplina «Formlehre»: na já famosa Kunstgewerbeschule Zürich. Em 1947, Bill fundou o seu institut für progressive cultur.

Em 1951, junto com Olt Aicher, foi co-fundador da hfg em Ulm, Alemanha.

A partir de 1952, foi reitor e director do Departamento Architektur und Produktform da hfg.

Max Bill escreveu numerosos artigos e ensaios; foi distinguido com numerosos prémios e honras internacionais.




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