sábado, 27 de junho de 2009

Dieter Rams e Jonathan Ive


Dieter Rams (20 de Maio de 1932Wiesbaden) é um designer industrial alemão intimamente ligado à empresa BraunÉ um dos mais influentes designers doséculo XX.1947-53, Rams estudou arquitetura na Escola de Wiesbaden e fez cursos de carpin

taria. Após ter trabalhado para o arquitecto Otto Apel entre 1953 e 1955,ele passou a integrar o sector de eletrónicas da Braun, do qual se tornou director em 1961posição que manteve até 1995. O design de Rams é associado à frase "Weniger, aber besser", que significa "menos, mas melhor", que ele teria usado uma vez para explicar o seu conceito. Dieter e sua equipa desenharam diversos produtos para a Braun, incluindo um famoso toca-fitas chamado SK-4 e um projetor de slides de alta tecnologia, a série 'D' (D45, D46). Muitos dos seus produtos cafeteirascalculadorasrádios, equipamentos audio-visuais e produtos de escritório tornaram-se peça fixa de vários museus, incluindo o MoMA, em New York.

Por aproximadamente trinta anos, Dieter Rams trabalhou como diretor de design da Braun, até se reformar, em 1998. Hoje é uma lenda nos círculos de design e mais recentemente trabalhou para a revista Wallpaper.

É comum ouvir-se que o design de Rams influenciou o de Jonathan Ive, da Apple, designer de produtos como o iMac, o iPod e o iPhone.


Jonathan Ive, nascido em 1967 na cidade de Londres, mudou-se para San Francisco em 1992 pra ser integrante da equipe de designers da Apple Computers Inc. No ano de 1996, Ive foi promovido a líder do departamento de design industrial da empresa onde comandou a criação de uma série de produtos de sucesso que iniciou com o lançamento do primeiro iMac translúcido em 1998.

Em 1999 lança o iBook o 22” Cinema Display, PowerMac G4 Torre e o iSub, em 2000 o Cube G4, em 2001 o Titanium PowerBook G4 e o iPod - maior sucesso de vendas da Apple, sendo o MP3 player mais vendido no mundo.

Em 2002 Apple introduz no mercado o novo iMac - inspirado nos girassóis, mas conhecido como "abajour" - e o eMac, destinado especialmente para setores educacionais, em 2003 os Powerbook de 12" e 17" - o menor e o mais fino notebook até então.

Em 2004, Apple introduz o novo iMac, o PowerMac G5 e o Mac Mini, todos criação de Jonathan Ive, vencedor do "Design Museum's first Designer of the Year" e um dos mais cultuados Designers Industriais.




Sem comentários:

Enviar um comentário